A busca por saúde mental e equilíbrio emocional sempre caminha para o autoconhecimento. Essa habilidade pode influenciar diferentes áreas da nossa vida, principalmente as nossas relações sociais.
Com o autoconhecimento, fica muito mais fácil entender os próprios sentimentos e ter mais empatia com os sentimentos das pessoas que nos cercam, do ambiente escolar ao familiar, entre amigos e nos espaços profissionais também.
O autoconhecimento nos permite enxergar nossas emoções e desenvolver maneiras mais inteligentes de lidar com elas. É a partir dele que conseguimos desenvolver também uma maior inteligência emocional. Por isso é tão importante desenvolvê-lo desde cedo, ainda no ambiente escolar, criando uma rotina de autocuidado desde as primeiras descobertas.
O sistema de autoconhecimento do I AM visa proporcionar à criança um olhar para dentro de si. É constituído por três diferentes momentos que ocorrem, diariamente, por todo o ano letivo e em toda a escola, desde a educação infantil, como:
Momento da Meditação: acontece no início do dia quando um tempo é reservado para respiração meditativa, orientada pela professora da sala;
Momento da Gratidão: instante em que as crianças fazem o exercício de observar sobre o que, e por quem, podem ser gratas, de forma que vivenciem as diferenças existentes entre os seres humanos;
Momento das Emoções: Consiste em estimular o(a) aluno(a) a entrar em contato com suas emoções e seus sentimentos, de modo a expressá-los através de desenhos, pinturas, textos, etc.