Em uma aula que vai além dos livros didáticos e das paredes da sala de aula, alunos do 8º ano do Instituto Aspásia de Mileto (I AM) se uniram para dar vida a uma lição prática de educação ambiental. Durante o Aspásia Day, eles foram os responsáveis por conduzir a Oficina de Germinação ensinando e guiando os participantes a criarem suas estufas de germinação com materiais reciclados.
O encontro não se limitou à construção das estufas, mas também à orientação sobre os cuidados necessários para que as sementes germinem e cresçam saudáveis. Os estudantes assumiram o papel de guias, compartilhando conhecimento sobre o cultivo e enfatizando que o simples ato de plantar não é suficiente; o cuidado constante é essencial para o desenvolvimento das plantas.
O aluno do I AM, Luan Pierre, se sentiu um importante participante ativo no processo de educação ambiental. “Essa foi uma experiência totalmente nova e que trouxe uma abertura de possibilidade de conhecimento, já que nós ficamos responsáveis por conduzir essa atividade. Importante lembrar que essa oficina é uma oportunidade de mostrar que com materiais que temos em casa e que iam para o lixo podemos transformar em germinadoras”, explica.
Pierre lembra também o quão importante é trazer para o dia a dia das crianças e adolescentes assuntos como sustentabilidade e preservação do meio ambiente. “Não podemos esquecer da importância que tem esse tema para as pessoas da minha idade, já que seremos o futuro. Quanto mais soubermos sobre preservação e manutenção do meio ambiente, mais podemos fazer para protegê-lo”, destaca.
A educadora ambiental e consultora I AM Sustentável, Ádria Ribeiro, explica que trazer essa discussão para dentro da escola, um ambiente de formação e reflexão, é crucial, especialmente quando os alunos se tornam mediadores. “É de extrema importância trazer essa discussão para dentro da escola que é um ambiente formador e de reflexão, principalmente quando elas são mediadas pelos nossos alunos, pois são eles que são nosso futuro. Assim fazemos com que as pessoas enxerguem como é importante cuidar do local onde estamos inseridos e de todos os seres vivos na terra”, ressalta.
“Iniciativas como o I AM Sustentável estimulam o sentido de pertencimento nos alunos, ou seja, fazem com que eles se sintam parte de todo o processo. Além disso as ações devem ser contínuas para que consiga alcançar a transformação no modo de vida desses jovens e assim eles servirem como ferramentas para sensibilizarem outras gerações”, conclui a educadora ambiental.
Por Wilson Melo – Assessoria de Imprensa I AM