O Instituto Aspásia de Mileto (I AM) realizou no dia 2 de setembro de 2023 o Aspásia Day que abordou temas importantes para a sociedade e em especial para a comunidade escolar. Dentre as atividades aconteceu a Roda de Conversa que teve como tema ‘Inclusão no Contexto Escolar’ que se destacou como um espaço de diálogo e aprendizado.
A psicopedagogia e arteterapeuta, Néclea Dantas, foi umas das mediadoras da conversa e segundo ela trazer o tema inclusão para dentro da escola é poder influenciar pessoas a olhar para as pessoas.
“Trazer para dentro da escola é poder falar de caminhos prósperos para essas pessoas e a escola é um palco de muitas realizações. Aqui tive a oportunidade de conhecer um público diverso, a roda de conversa não foi só de mães e sim de pessoas que estavam interessadas no tema. Isso mostra como essa temática transborda o espaço escolar influenciando mais pessoas a falarem sobre a importância de incluir”, destaca Néclea.
A socióloga e Advogada, Aline Passos, também participou da roda de conversa contando sua história como mãe atípica. “Nós estávamos falando de inclusão e muitas questões vieram à tona. Eu estava participando na condição de mãe de uma criança que está no espectro autista, mas fomos vendo várias outras mães e educadoras colocando suas questões sobre dislexia, raça, orientação sexual, gênero, e acho que por isso que rendeu tanto, pois a inclusão diz sobre todos nós”, afirma.
“Aproveito o espaço e proponho que tenhamos com regularidade debates sobre inclusão, já que a sociedade tem muita demanda e aqui se mostra um espaço de acolhimento incrível que pude vivenciar com outras mães. Não tenho dúvidas que escolhi a escola certa, pois aqui é diferente. Aqui meu filho tem acesso à tecnologia assistiva que ele precisa sem jamais ter tido qualquer obstáculo. Isso prova que o I AM está fundamentado em promover a inclusão dos seus alunos”, destaca Aline.
A emoção no compartilhar
A mãe de Matheus, Luízia Midlej, destacou, também, o espaço de acolhimento proporcionado pela roda de conversa.
“Quem estava ali dentro da roda de conversa tinha alguma questão a compartilhar e a dividir com o outro. Por isso, todos os presentes estavam muito emocionados por estar trazendo uma dor de um filho que precisava ser incluído. Escutar as demandas e vivências de cada mãe e pai que estava ali foi importante para entendermos que não estamos sós e que podemos nos apoiar uns aos outros, assim como na escola que escolhemos para nossos filhos. Aqui no I AM a gente consegue que nossas crianças sejam acolhidas e incluídas”, evidencia Midlej.
A roda de conversa sobre inclusão no contexto escolar no Aspásia Day foi um momento de reflexão, aprendizado e fortalecimento das comunidades escolar e parental. Ela reforça o compromisso do I AM com a promoção da inclusão e a importância de manter esse diálogo e apoio contínuos para criar um ambiente educacional inclusivo e acolhedor para todos os alunos.
Por Wilson Melo – Assessoria de Imprensa I AM