No panorama de preocupações globais relacionadas ao meio ambiente, a busca por soluções efetivas e o compromisso com a educação ambiental têm se tornado imperativos. Aqui no Instituto Aspásia de Mileto (I AM) não podia ser diferente e nesse contexto, a implantação da Sala Verde emerge como um projeto transformador semeando conhecimento e consciência sobre questões socioambientais.
Criada como resultado da Política Nacional de Meio Ambiente, a criação de salas verdes em todo o território brasileiro é iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, cujo início remonta aos anos 2000. Essa política de conscientização ambiental e engajamento ecológico sugere a instituição de um espaço físico inspirador para rodas de conversa, formações, oficinas e debates acerca do meio ambiente.
A educadora ambiental e consultora I AM Sustentável, Sandy Cavalcante, explica como foi a criação desse espaço no Instituto Aspásia de Mileto. “Aqui a Sala Verde vai ser implementada na biblioteca, já que uma das propostas é ter um acervo de livros didáticos com temas ambientais, então nada melhor que realizar essa proposta nesse espaço que já é de propagação de conhecimento”, afirma.
“Além disso, a Sala Verde vai ser um espaço no qual os alunos podem dialogar e serem protagonistas dos processos ambientais que já são trabalhados na escola. A proposta vai se transformar em um projeto guarda-chuva englobando todas as ações que estão sendo realizadas no I Am Sustentável. Hoje, já contamos com livros tanto para as crianças quanto para os adolescentes”, destaca Sandy.
Para o aluno do 8º ano, Marco Bispo, ter um ambiente que fomente a educação ambiental e a sustentabilidade é essencial para a sua formação. “Eu acho muito importante para nós, jovens, ter um lugar como a Sala Verde, já que o I AM possui um Programa de Educação Ambiental, o I AM Sustentável. Não devemos esquecer que o meio ambiente é a base da maioria das coisas em nossa vida a exemplo de nossa alimentação e do nosso comércio. Ações como essa deveriam ser muito mais discutidas e seus resultados ultrapassassem o espaço da escolar “, ressalta.
Mudança de pensamento
A bióloga especialista em educação ambiental para espaços educadores sustentáveis, Raphaella Ribeiro, pontuou sobre como devemos estar unidos para conseguirmos transformar o pensamento e as atitudes da sociedade.
“É extremamente importante a gente entender que nós somos a natureza, ou seja, precisamos perceber as nossas atitudes individuais, as nossas atitudes coletivas, para que possamos propor transformações e mudanças no mundo. Por isso é essencial que a gente traga ambientes de reflexão como acontece no I AM para que os alunos da educação básica, assim como a família, possam unir forças com a sociedade provocando mudanças”, reflete.
A inauguração da Sala Verde do I AM aconteceu no dia 2 de setembro de 2023 durante o Aspásia Day. O evento reuniu alunos, pais e a comunidade para discutir e trabalhar temas que são importantes na formação social das pessoas.
Por Wilson Melo – Assessoria de Imprensa I AM