No complexo cenário educacional, a rotina escolar se revela como um pilar fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos na educação básica. Longe de ser apenas uma sequência de atividades diárias, a rotina desempenha um papel vital na formação de hábitos, valores e competências que ultrapassam o espaço das salas de aula.
A previsibilidade das atividades diárias cria um senso de segurança, permitindo que os alunos se concentrem no processo de aprendizagem sem preocupações excessivas. Essa estabilidade é um alicerce necessário para o desenvolvimento emocional saudável, fornecendo um autoconhecimento que gera um ambiente propício para a construção de relações interpessoais.
“Fazemos questão de pôr em prática o autoconhecimento dentro do Instituto Aspásia de Mileto (I AM), pois trabalhar uma educação em que o aluno é o sujeito da sua própria aprendizagem, faz com que o estudante se entenda enquanto indivíduo, podendo descobrir o que gosta, o que não gosta, o que sente e o que percebe. Vale destacar que deve ser trabalhado desde a educação infantil até o ensino médio. Nós desenvolvemos o autoconhecimento desde a educação infantil ao ensino médio e isso faz uma grande diferença dentro da nossa rotina escolar”, destaca Victor Nathan, diretor do I AM e doutor em Educação.
Outro ponto importante é conseguir que os pais estejam ligados à rotina da instituição de ensino, por isso a necessidade de uma comunicação direta entre escola e responsáveis. “A agenda ainda é um instrumento de grande valor para todos os níveis da educação básica. Isso porque faz com que os pais estejam atentos ao que é feito dentro de sala de aula e dessa forma consigam acompanhar o desenvolvimento daquela criança ou adolescente. Essa união entre escola e responsáveis reafirma os hábitos escolares trazendo bons resultados para o estudante”, explica Themyres Almeida, coordenadora da educação infantil do I AM.
O cotidiano escolar permite aos educadores uma observação regular do desempenho e comportamento dos alunos. Essa proximidade facilita a identificação rápida de necessidades individuais, possibilitando intervenções personalizadas que maximizam o potencial de cada estudante. O acolhimento, seja dos alunos, das famílias, dos funcionários, deve existir e só é possível, quando a rotina escolar está bem estabelecida.
“Como sabemos o que vai acontecer em cada dia, é possível ter um olhar diferenciado sobre nossos alunos a ponto de percebermos quando não estão bem. Por isso, prezamos e instituímos na rotina semanal um momento em que os integrantes de cada série podem externar seus sentimentos, falar como cada um se sentem. Trabalhar as emoções no processo educacional resulta na possibilidade de equilíbrio no convívio, e assim transformar a escola em um ambiente de respeito e acolhimento”, constata Viviane Alves, coordenadora do Ensino Fundamental do I AM.
Para a vida
O hábito contribui para o desenvolvimento de costumes essenciais. A pontualidade, a organização e a disciplina são valores intrínsecos ao período escolar. Esses hábitos são habilidades transferíveis, preparando os alunos para os desafios futuros, tanto na educação superior quanto no ambiente profissional.
A rotina escolar não é apenas um conjunto de atividades a serem cumpridas, mas um alicerce essencial para a educação de crianças, jovens e adultos. Valorizar e compreender a importância desse elemento-chave é investir não apenas na formação, mas na preparação de cidadãos capazes de enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro. A rotina escolar é, portanto, o alicerce sobre o qual se constrói o futuro da educação e, por conseguinte, o futuro da sociedade como um todo.
Por Wilson Melo – Assessoria de Imprensa I AM