PROPOSTA PEDAGÓGICA
UM MÉTODO MODERNO QUE VALORIZA
AS CARACTERÍSTICAS DE CADA CRIANÇA
No Instituto Aspásia de Mileto o conhecimento é construído com a participação da comunidade escolar, contando com o aporte de uma metodologia que fortaleça essa construção democrática, coletiva e participativa, através dos processos de gestão do ensino-aprendizagem. A metodologia do I AM é baseada no sociointeracionismo, processo educativo aberto e inclusivo, em que todos são convidados, diariamente, a experimentar práticas e vivências sociais que consubstanciem um conhecimento educado na fraternidade das ações pedagógicas, favorecendo a busca de melhoria contínua do modo de ser e viver no mundo, viver consigo mesmo(a) e com o outro(a).
No âmbito das metodologias são adotados recursos de ensino, como a pedagogia de projetos e iniciação científica, que claramente possam trazer benefícios não somente pedagógicos, mas também de outras ordens, auxiliando os(as) estudantes na busca do equilíbrio socioemocional. Além de todo o conteúdo determinado pela legislação nacional, e das sugestões constantes em documentos complementares emitidos pelo Ministério da Educação (MEC), o I AM oferece tempos especiais para meditação e realização de oficinas criativas em que são trabalhadas as relações interpessoais, as habilidades culturais, científicas e artísticas.
GARANTA A SUA VAGA.
FAÇA A SUA PRÉ-MATRÍCULA.
PRONTOS PARA FAZER A DIFERENÇA
PORQUE AQUI O(A) SEU(SUA)
FILHO(A) É ÚNICO(A)
SISTEMA DE AUTOCONHECIMENTO I AM
Idealizado e elaborado pelo I AM, esse sistema visa proporcionar à criança um olhar para dentro de si. É constituído por três diferentes momentos que ocorrem, diariamente, por todo o ano letivo e em toda a escola, desde a educação infantil, como:
Momento da meditação/respiração: acontece no início do dia quando um tempo é reservado para respiração meditativa, orientada pela professora da sala;
Momento da gratidão: instante em que as crianças fazem o exercício de observar sobre o que, e por quem, podem ser gratas, de forma que vivenciem as diferenças existentes entre os seres humanos;
Diário das emoções: consiste em estimular o(a) aluno(a) a entrar em contato com suas emoções e seus sentimentos, de modo a expressá-los através de desenhos, pinturas, textos escritos, etc.
AULAS DE FILOSOFIA
A Filosofia está presente como aporte essencial para substantivar a capacidade de pensar criticamente sobre a realidade, a vida, o mundo, assegurando a superação da visão reprodutora da educação, oferecendo oportunidade para aguçar a curiosidade natural, presente no espírito infantil, mobilizando a criatividade, a imaginação e a reflexão crítica. A procura da sabedoria reflexiva será um caminho permitido pelas aulas semanais de Filosofia do I AM.
AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS
Sabendo da importância da Língua Inglesa no mundo, o método bilíngue é utilizado pelo I AM. Para isso o inglês estará presente todos os dias, com metodologia de ensino em parceria com a International School, permitindo uma aprendizagem real no cotidiano dos(as) alunos(as).
AULAS DE CRIATIVIDADE
Momento de colocar a mão na massa através da Pedagogia de Projetos.
A cada dia focamos em um ponto diferente sem deixar de observar e respeitar a autonomia da criança no processo de aprendizagem. Nosso objetivo é oferecer ferramentas para que ela desenvolva as habilidades necessárias para o século XXI, a fim de conhecer, desenvolver, estimular e ampliar a leitura, a criatividade, a cultura, a cooperação e o respeito, por meio do trabalho em grupo.
PARCEIROS
GARANTA A SUA VAGA.
FAÇA A SUA PRÉ-MATRÍCULA.
QUEM SOMOS
COMO SURGIU?
O Instituto Aspásia de Mileto – I AM, idealizado por Vitor Aloísio e Victor Nathan, surgiu como uma ideia-semente pedagógica que vem germinando de forma educativa e direcionada para o pensar humano, sobre a importância da educação em todos os tempos como fonte de sabedoria, aprendizagem, desenvolvimento humano e enriquecimento da vida social. Esse projeto surge em 2017 e nasce em 2020 como uma escola, que recebe estudantes a partir de 1 ano de idade até o 9º ano do Ensino Fundamental privilegiando a promoção do bem-estar do desenvolvimento humano em sua totalidade, favorecendo a vivência da felicidade, da paz, da realização profunda do ser e da espiritualidade, independentemente da religião que se escolha e pratique.
O principal objetivo do I AM é formar cidadãos e cidadãs conscientes, capazes de enfrentar os desafios da atualidade, não só aqueles encontrados no mercado de trabalho, mas em todas as áreas da vida em andamento, conforme as situações e circunstâncias que se apresentarem de forma desafiadora. Promove-se, também, o respeito ao ser humano, aos seus direitos e liberdades individuais, à sua singularidade e natureza multifacetada, com vista ao atendimento de suas necessidades singulares atinentes aos diversos domínios da existência: físico, emocional, psicológico, cognitivo-intelectual, espiritual, familiar, social, ecológico, vocacional, profissional, lúdico e artístico.
IDEALIZADORES
COMPETENTES, PREPARADOS
E COM VONTADE DE FAZER UMA
EDUCAÇÃO QUE
VALORIZE O LADO HUMANO
Vitor Aloísio Guimarães de Abreu Lima
Sócio Idealizador
Psicólogo e graduado em Processos Gerenciais, com especialização em Processos criativos e facilitador de grupos. Atualmente é doutorando em Psicologia
Victor Nathan Fontes Silva
Sócio Idealizador
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e advogado, com duas especializações na área. Atualmente é doutorando em Educação.
GARANTA A SUA VAGA.
FAÇA A SUA PRÉ-MATRÍCULA.
QUEM FOI ASPÁSIA DE MILETO
UMA HISTÓRIA INSPIRADORA
Aspásia de Mileto foi uma filósofa grega que, há mais de 2.500 anos, influenciou a formação da nossa cultura ocidental. Nascida em Mileto, mudou-se para a cidade de Athenas, grande polo de atração cultural, aos 20 anos de idade, onde adentrou na vida pública e já demonstrou não somente sua genialidade, como também sua sabedoria, tornando-se, a partir de então, mestra de Sócrates e Péricles.
Foi uma mulher independente, a “Hétera” mais conhecida da Grécia Antiga, em meio à sociedade patriarcal machista, e fundou posteriormente uma Escola de Filosofia, algo difícil até mesmo para os homens da época. Nesta, ela ensinava às mulheres, sendo, por isso, uma inspiração ao que atualmente denominamos de Feminismo, empoderamento da mulher e Feminilidade, causas estas contemporâneas que continuam alvos de discriminação e atraem a atenção e a luta de personalidades e grupos humanistas em favor da dignidade e desenvolvimento humanos.
Como estrangeira e mulher, ela não teria direito político-social-econômico algum em Athenas. Apesar disso, revolucionou os costumes de então como uma “Hétera”, dando seus pontos de vista com base na capacidade que portava acerca da reflexão filosófica e da oratória, da eloquência, assim como tinha conhecimentos científicos e médicos de obstetrícia, ginecologia e cirurgia, numa época em que os costumes consideravam o gênero feminino como mera prisioneira em seu lar, incapaz de pensar por si própria.
Desta forma, a sábia comunicava-se com os homens sem se inferiorizar, tanto em ambientes públicos como em privados, como nas suas visitas à casa de Sócrates e na visita deste à sua casa, transformando-a em um ambiente cultural. Tais fatos fizeram com que Aspásia fosse admirada por sábios e governantes, porém malvista e perseguida por outros atenienses que pretendiam o poder de qualquer ordem (poder de opinião, social, político, ideológico) apenas para os 10% dos homens cidadãos, submetendo o gênero feminino.
Por conta de seu nível avançado de autonomia e sabedoria em sua interação com Sócrates, ele a declarou como sua professora, mestra de oratória, sem a qual não saberia discursar, e Péricles se tornou o governante que se apaixonou por ela e enfrentou os preconceitos da sociedade ateniense modificando as leis da cidade para legalmente se tornar seu esposo, com quem teve um filho também chamado Péricles, que se tornou general.
O grande estadista não deixou de demonstrar sua grande admiração à Aspásia, sua esposa e conselheira, com manifestações de afeto em público, diferenciando-se dos demais maridos de então e atraindo a depreciação de outros políticos que tentavam ridicularizá-lo por se deixar influenciar por “apenas” uma mulher. Ele lhe depositava confiança até para assuntos de Estado, como a elaboração de discursos políticos depois proferidos por ele mesmo, e a permissão de sua influência em assuntos de guerra. Apesar de todos estes acontecimentos beneficiarem toda a sociedade de Athenas, ela foi acusada de incitar guerras influenciando Péricles a isto, e de não acreditar na religião da cidade, o que era caso de prisão à época, tendo que responder a acusações em um julgamento público, no qual foi defendida por Sócrates e ardorosa e exaustivamente defendida por Péricles, que usou toda a sua influência para absolvê-la, alcançando o seu intento.
A vida pública de Aspásia teve como pontos de destaque o seu casamento com Péricles e, após a morte deste, com Lisykis, comerciante que, após passar por sua influência, tornou-se um homem de eloquência. Com ele Aspásia teve outro filho e, então, foi morar no campo onde fundou a sua Escola de Pensamento.
Como boa filósofa da Grécia Clássica defendeu, ainda, a tranquilidade da alma, cujo termo em grego é “ataraxia”, princípio de busca do ponto de equilíbrio em nossas almas. E, além de filósofa, professora de homens e mulheres e sábia, foi corajosa e revolucionária, pois não se deteve em viver a mensagem de sabedoria e de felicidade.
Não se sabe ao certo a data de sua morte, porém, o que importa é que ela continua viva e influente no pensamento ocidental, principalmente quando se trata dos princípios de liberdade de pensamento e expressão, de autenticidade e autonomia humanas, independentemente de preconceitos e convenções.
Aspásia de Mileto é um ícone para diversos ramos do saber e agir humanos, pois foi uma educadora por excelência, conduzindo o ser humano à sua originalidade, felicidade, tranquilidade da alma, desenvolvimento das potencialidades do seu ser e do seu modo de viver, podendo ser seguida como inspiração de sabedoria e felicidade, não só na Filosofia como na cultura em geral, a saber, na Educação, Psicologia, Espiritualidade genuína, Ciência e movimentos libertários humanistas diversos.
“Saudações” ou “Bem-vindo(a)” são os significados do nome “Aspásia”, o que nos sugere receptividade e acolhimento. Contextualizando, é um seja bem-vindo(a) dado pelo Instituto Aspásia de Mileto (I AM) aos que fizerem parte dele!
INSTALAÇÕES
AS INSTALAÇÕES DO I AM FORAM PROJETADAS PARA PROPORCIONAR MAIS CONFORTO, LIBERDADE E BEM-ESTAR PARA SEUS ALUNOS E SUAS ALUNAS.
FAÇA UM TOUR VIRTUAL
E CONHEÇA NOSSAS INSTALAÇÕES.
COMO CHEGAR
O I AM fica em Atalaia, um bairro em constante evolução, bem pertinho de você.
R. Arício Guimarães Fortes, 700 – Atalaia, Aracaju – SE, 49037-060, Brasil
FAÇA JÁ A SUA RESERVA DE MATRÍCULA:
O Instituto Aspásia de Mileto – I AM nasce em 2020 com a oferta de turmas que recebem estudantes a partir de 1 ano de idade até o 9º ano do Ensino Fundamental nos turnos matutino ou integral e vespertino.
Entre em contato pelo
Ou pelo telefone fixo